Dois dos mais poderosos cartéis de droga no México entraram numa sangrenta guerra, depois dos dois líderes terem sido detidos nos Estados Unidos. Todos os dias há corpos abandonados nas ruas e vítimas entre os militares que tentam proteger a população.
Há muitos assassínios relacionados aos gangues no México todos os dias, mas isso é diferente.
Em Culiacán, cidade-sede do cartel de droga de Sinaloa, sem dúvida o gangue criminoso mais poderoso neste país de cartéis, e este não é um ato aleatório de um daqueles grupos.
Estas são as mortes mais recentes de uma guerra entre duas das principais fações do cartel. Um conflito que pode espalhar-se no México e cruzar a fronteira com os Estados Unidos.
Esta é uma luta até a morte pelo controlo de um negócio cujos tentáculos se espalham pelo mundo.
A brutalidade, o poder, a riqueza e a influência dos cartéis de droga mexicanos são bem documentados e até imortalizados em filmes de ficção e factos reais.
Talvez o mais famoso de todos os cartéis seja o de Sinaloa, liderado por Joaquín 'El Chapo' Guzmán, atualmente preso numa prisão norte-americana, onde provavelmente ficará o resto de sua vida.
Mas o cartel de Sinaloa está atualmente envolvido numa guerra interna entre as suas duas principais famílias criminosas: aqueles leais a 'El Chapo' e aqueles que apoiam o seu antigo parceiro no crime, Ismael 'El Mayo' Zambada.