O Parque Nacional do Vale da Morte, localizado no leste da Califórnia, prepara-se para temperaturas recorde, com os termómetros a atingir valores que podem chegar aos 54 graus Celsius.
"A temperatura mais quente registada no Vale da Morte foi de 56.7º C em julho de 1913. Em agosto de 2020 atingimos os 54.4º C e foi recentemente certificado pelo serviço meteorológico como o dia mais quente dos últimos 100 anos. (...) Se chegarmos aos 54.4ºC na próxima semana, vamos bater novos recordes", explica Gia Ponce, guarda no parque nacional Vale da Morte.
O local, conhecido como um dos mais quentes do mundo, é um ponto de eleição para os turistas que rumam ao parque nacional para sentirem o calor, o que pode ser perigoso. No domingo, uma pessoa morreu e outra foi hospitalizada devido ao calor excessivo. O serviço meteorológico dos Estados Unidos prevê que o local seja o mais quente do planeta nos próximos dias.
"Julho é definitivamente um dos meses mais quentes, mas eu diria que a duração do calor é algo que está a acontecer com mais frequência a cada verão. (...) Parece que, a cada ano que passa, está a ficar cada vez mais quente", diz Gia Ponce
Cerca de 10% da população dos Estados Unidos está sob alerta devido ao tempo quente. Prevê-se que as temperaturas elevadas atinjam ou ultrapassem os recordes diários nos estados de Washington, Oregon, Califórnia, no norte do Arizona e no centro de Idaho.