Mundo

Quem é Keir Starmer, rival de Rishi Sunak e apontado como próximo primeiro-ministro do Reino Unido?

À frente nas sondagens para as eleições legislativas está o líder trabalhista do Reino Unido, Keir Starmer. Pode ter começado tarde na política, mas está bem colocado para vir a ser o próximo primeiro-ministro do Reino Unido e substituir Rishi Sunak.

Miguel Franco de Andrade

Esta quinta-feira, realizam-se as eleições legislativas que vão determinar quem será o próximo primeiro-ministro do Reino Unido. Tudo aponta para que venha a ser Keir Starmer, o líder do partido trabalhista. Discreto, calculista e com pouco carisma são algumas das características menos positivas que têm sido apontadas a Keir Starmer. Mas só com o tempo é que se virá a saber se o líder do partido trabalhista prosperou por mérito próprio ou demérito do adversário.

Keir Starmer nasceu em Londres mas cresceu num subúrbio ao sul da capital, no seio de uma família com clara orientação política de esquerda - a mãe era enfermeira e o pai um operário especializado.

O próprio fez parte da juventude partidária desde os 16 anos e foi o primeiro na família a tirar um curso superior tendo-se formado em direito.

Durante vários anos desempenhou o cargo de advogado ligado sobretudo aos direitos humanos e aos poucos foi ascendendo na hierarquia até chegar a procurador, ser nomeado conselheiro da Rainha e ostentar o título de ‘Sir’ que raramente usa.

Chegou ao Parlamento no consulado de Ed Miliband. Foi ministro-sombra do anterior líder, conotado mais à esquerda, Jeremy Corbyn, e acabou por lhe suceder no cargo, depois de um desastre eleitoral dos trabalhistas contra Boris Johnson em plena pandemia.

Keir Starmer quase foi obrigado apresentar a demissão perante maus resultados eleitorais e a popularidade do adversário, mas a sucessão de escândalos junto dos governos conservadores, com a saída de Boris Johnson e a ascensão e queda de Liz Truss, mostraram a luz ao fundo de um túnel de mais de 14 anos de um partido trabalhista arredado do poder.

Nos anos em que tem estado à frente dos trabalhistas, Starmer dirigiu o partido com foco, disciplina e em direção ao centro político, apontado como o lugar onde se ganham eleições.

Com promessas de crescimento económico, sem pôr em causa o Brexit, ao mesmo tempo que defende maior investimento público no Serviço Nacional de Saúde britânico e em projetos verdes que acelerem a transição energética do Reino Unido.

Últimas