Um incêndio florestal que deflagrou, na tarde de sábado, no condado de San Joaquin, na Califórnia, consumiu 14.000 hectares. Os residentes receberam ordens para deixar as suas casas.
O incêndio começou por volta das 14h30 de sábado na cidade de Tracy, informou o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia(Cal Fire, sigla em inglês). De acordo com o mesmo departamento, no domingo à tarde cerca de 30% das chamas já estavam controladas.
As causas do incêndio estão a ser investigadas.
No início da noite de sábado, as autoridades do condado de San Joaquin disseram aos residentes da cidade de Tracy para "sair agora" e informaram os habitantes das localidades mais próximas da zona do incêndio que “deviam estar prontos para partir”.
As pessoas "das áreas a oeste do Aqueduto da Califórnia, a sul de Corral Hollow Creek, a oeste do condado de Alameda e a sul do condado de Stanislaus devem sair agora”.
A pensar nos residentes que tiveram de abandonar as suas casas, foi criado um local de evacuação temporária no Centro Comunitário Larch Clover.
Dois dos bombeiros que ajudavam a combater o fogo sofreram ferimentos ligeiros e moderados e foram transportados para um hospital local para avaliação e tratamento, contou o chefe do batalhão do Cal Fire, Josh Silveira.
Segundo a CNN, as autoridades locais que já tinham alertado os habitantes da zona para o facto de as rajadas de vento, as temperaturas elevadas e a erva seca constituírem condições de risco para a ocorrência de incêndios.
Condições meteorológicas podem fazer com que incêndio se alastre ainda mais
O National Weather Service explicou que o incêndio pode alastrar-se ainda mais devido às fortes rajadas de vento que vão continuar a sentir-se na zona. As temperaturas muito altas que são esperadas durante esta semana também podem contribuir para o agravamento da situação.
“Um alerta de calor excessivo em todo o vale e nos contrafortes adjacentes de terça a quinta-feira continua, com previsões de temperaturas máximas de 95-107˚F (35-42ºC) à tarde”, afirmou o serviço meteorológico.
O Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia proibiu, recentemente, as queimadas de detritos de paisagem, como ramos e folhas, nos condados de Alameda, Contra Costa, Santa Clara e na parte ocidental de San Joaquin e Stanislaus. Esta decisão deve-se ao aumento do risco de incêndio provocado pelas condições meteorológicas e pelas secas na região.
Só este ano, os bombeiros já responderam a 1.200 incêndios florestais em todo o estado da Califórnia.