Mundo

Cerca de mil pessoas ficaram retidas nas montanhas do Parque Nacional Taroko após sismo

Segundo as autoridades, pelo menos 654 pessoas estavam em Taroko no momento do terramoto em Taiwan e várias centenas entraram no parque mais tarde. Os responsáveis pediram aos visitantes que evitem áreas que foram atingidas pelo sismo.

Prisma by Dukas

Lusa

Cerca de mil pessoas ficaram retidas esta quarta-feira nas montanhas do Parque Nacional Taroko, em Hualien, no sudeste de Taiwan, após o sismo de magnitude 7,4 que atingiu a ilha, divulgou a agência de notícias CNA.

De acordo com estimativas das autoridades do parque, pelo menos 654 pessoas, incluindo turistas e funcionários, estavam em Taroko no momento do terramoto e várias centenas entraram no parque mais tarde, elevando o número de pessoas para cerca de mil.

Depois de estabelecer um centro de emergência, o Parque Nacional Taroko está a contactar as equipas de montanhismo no local, embora ainda não tenha determinado o número exato de pessoas que entraram na montanha durante o dia, referiu a CNA.

O parque permanecerá encerrado até 07 de abril e os seus responsáveis pediram aos visitantes que evitem áreas que foram atingidas pelo sismo.

Sismo em Taiwan

Pelo menos sete pessoas morreram e 711 ficaram feridas, segundo um balanço provisório das vítimas do terramoto de magnitude 7,4 na escala de Richter que atingiu esta quarta-feira a costa de Taiwan, indicou a autoridade de proteção civil.

O terramoto, o mais forte a atingir a ilha nos últimos 25 anos, ocorreu pelas 09:00 (01:00 em Lisboa), com o epicentro situado perto de Hualien, a uma profundidade de 15,5 quilómetros, indicou o Centro Sismológico da China.

A magnitude do terramoto submarino foi ainda estimada em 7,5 pela Agência Meteorológica do Japão (JMA), 7,4 pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e 7,2 pela Agência Meteorológica de Taiwan (CWA).

Últimas