Mundo

Terramoto de magnitude 6,4 atinge a ilha indonésia de Java

A Indonésia experimenta atividades sísmicas e vulcânicas frequentes devido à sua posição no "Anel de Fogo" do Pacífico, onde as placas tectónicas colidem.

Gary S Chapman

Lusa

Um terramoto de magnitude 6,4 na escala de Richter atingiu esta sexta-feira a ilha indonésia de Java, declarou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), sem registo de vítimas e danos até ao momento.

O sismo ocorreu às 15:52, no horário local (08:52 em Lisboa), a uma profundidade de cerca de cinco quilómetros e o epicentro foi localizado na ilha de Bawean, na costa nordeste de Java, informou o USGS.

Não houve relatos imediatos de danos ou vítimas e nenhum alerta de tsunami foi emitido.

O tremor foi sentido com grande intensidade em Java Oriental, particularmente na grande cidade de Surabaya.

Indonésia com atividades sísmicas e vulcânicas frequentes

A Indonésia experimenta atividades sísmicas e vulcânicas frequentes devido à sua posição no "Anel de Fogo" do Pacífico, onde as placas tectónicas colidem.

Em novembro de 2022, um terramoto de magnitude 5,6 atingiu a ilha de Java, matando 602 pessoas. A maioria morreu em desabamentos de edifícios ou deslizamentos de terra causados pelo tremor.

Em abril de 2022, um terramoto de magnitude 6,1 ocorreu ao largo da ilha de Sumatra, provocando pânico entre a população, mas sem causar quaisquer vítimas ou danos.

Em dezembro de 2004, um forte sismo no norte da ilha indonésia de Sumatra gerou um tsunami que causou mais de 226 mil mortes numa dezena de nações banhadas pelo Oceano Índico.

Últimas