Mundo

Austrália com projeto piloto para proteger sem-abrigos do calor intenso

Em Sydney, um projeto piloto oferece aos sem-abrigo a possibilidade de se protegerem das ondas de calor. A experiência está a ser feita na Austrália, mas a ideia é que se estenda a nível internacional.

Marisa Caetano Antunes

Na Austrália é verão e as temperaturas estão a rondar os 30 graus, por isso, está em marcha um projeto piloto que junta universidades, um hospital e a Câmara de Sydney para que dias de calor intenso sejam mais fáceis de ultrapassar para quem não tem onde viver.

“O posto de refrescamento oferece água fria para beber, mas também água fria para pulverizarem na pele. Além disso, grandes ventoinhas industriais criam um grande fluxo de ar que arrefece a temperatura”, explicou o líder do projeto, Timothy English.

A experiência está a ser feita em Sydney, com os primeiros postos móveis, mas a ideia é que se estenda não só ao resto do país como a nível internacional. Devido aos riscos que o calor representa para a saúde e com as alterações climáticas, a tendência não é para melhorar.

Para muitos que lá vão, a preocupação nem é por eles, mas sim pelos seus animais de estimação, que também se ressentem com o calor.

Estes postos móveis são montados nos dias mais quentes, em parques da cidade próximos a locais onde estão concentradas as pessoas em condição de sem-abrigo. Recebem água fresca, alimentos, e partilham experiências durante o período em que aqui estão protegidos das ondas de calor.

Últimas