Mundo

Grécia: agricultores bloqueiam as principais autoestradas do país

Os agricultores dos arredores de Salónica, a segunda maior cidade da Grécia, bloquearam esta quarta-feira de manhã durante várias horas a autoestrada em direção à capital Atenas.

Giannis Papanikos / AP

SIC Notícias

Lusa

Os agricultores gregos prosseguiram esta quarta-feira pela terceira semana com as ações de contestação e bloquearam as principais autoestradas do país, com o Governo conservador a assinalar disposição para negociar caso terminem os protestos, indicou a televisão grega SKAI.

Agricultores dos arredores de Salónica, a segunda maior cidade da Grécia, bloquearam esta quarta-feira de manhã durante várias horas a autoestrada em direção à capital Atenas, que seria novamente cortada durante o período da tarde por trabalhadores agrícolas oriundos da região central do país.

As autoestradas que unem Salónica a outras cidades da zona norte do país também foram bloqueadas no final da manhã durante várias horas.

Em paralelo, agricultores da Grécia ocidental conduziram os respetivos tratores em direção ao porto de Igumenitsa, o terceiro maior do país, infraestrutura que ameaçaram bloquear.

O portal noticioso grego News274 avançou que agricultores da região de Serres (norte) bloquearam a passagem fronteiriça com a Macedónia do Norte, enquanto se verificavam também cortes de estradas no centro do país e na ilha de Creta.

Os agricultores gregos reivindicam, entre outras medidas, a "renegociação" da Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia (UE), subsídios estatais para a alimentação animal e outros produtos, bem como uma indemnização "que cubra totalmente" os danos causados às colheitas por uma série de catástrofes naturais.

O primeiro-ministro grego, o conservador Kyriakos Mitsotakis, anunciou esta quarta-feira que o Governo está disponível para dialogar, mas apenas se terminarem os bloqueios.

"Ninguém pode chantagear a sociedade, nem perturba a vida social e económica do país por muito justas que sejam as suas reivindicações", sublinhou o governante.

Na semana passada, o líder conservador anunciou o aumento dos atuais 2.000 euros até um máximo de 10 mil euros em ajudas a cada produtor da Grécia central, onde se registaram graves inundações em setembro.

O executivo grego também anunciou que vai devolver este ano, como sucedeu em 2023, o valor de um imposto especial que agravou o preço do combustível a cerca de 300 mil agricultores.

Últimas