Há várias localidades de Espanha onde as reservas só têm 10% da quantidade habitual de água nesta altura do ano.
Há tão pouca água em alguns rios do sul de Espanha, que os peixes estão a morrer. Em Málaga, os serviços de proteção da natureza tiveram de pedir às empresas que gerem as barragens, para fazerem descargas controladas, para aumentar o nível de oxigenação e tentar salvar os animais que ainda não tinham morrido.
O governo regional da Andaluzia anunciou restrições ao consumo para tentar preservar alguma água.
"Usamos a máquina da loiça às 7:00 ou às 08:00, quando começa a chegar a água. Nalguns dias, não chega às 07:00 e às vezes, são 09:00 e não há água", diz uma moradora.
A maior parte dos reservatórios da Andaluzia está abaixo dos 20% de capacidade e alguns, sobretudo em Cádiz, não chegam aos 10%.
Na Catalunha, a seca é ainda mais grave, com mínimos históricos em vários locais.
As autoridades regionais preparam-se para decretar estado de emergência e também estão a ponderar a possibilidade de impor limites ao consumo.
A seca está a afetar 6 milhões de catalães e, se não chover nos próximos meses, o governo local, já avisou que o verão vai ser muito complicado.