A análise das indumentárias dos artistas são uma constante a cada edição dos Globos de Ouro. Na 81.ª cerimónia de prémios, que distinguem os melhores do ano no cinema e na televisão, houve um vestido que chamou particular a atenção dos presentes. Qual o motivo? A adição de dezenas de vulvas bordadas.
Num primeiro olhar, o vestido branco de Gillian Anderson com uma combinação de lã e seda parecia ser uma escolha elegante, ao estilo dos glamour de Hollywood.
Mas, após uma observação mais cuidada, não foi o tom de marfim, ou comprimento do vestido que batia no chão, que mais chamava à atenção, mas sim os bordados em forma de vulva costurados no vestido.
Em resposta ao site Deadline Hollywood, a atriz da série “Sex Education” esclareceu que este vestido foi a escolha “por inúmeros motivos".
"Desde que 'Sex Education' chegou ao Netflix e com o mantra da minha marca (refrigerantes de bem-estar) G-Spot sendo para ‘priorizar o prazer’, quis trazer esse elemento para o design. Que bom que a Gabriela [designer] aceitou o desafio!”, acrescentou à revista Vogue britânica.
Combinado com uma bolsa prateada metálica da Aquazzura e pedras preciosas da Chopard, o vestido gerou debate nas redes sociais cibernautas a especular que a escolha da estrela foi uma declaração tácita de apoio aos direitos reprodutivos das mulheres.
Design (muito) demorado
Segundo a atriz, cada vulva demorou cerca de três horas e meia a serem bordadas, totalizando 150 horas de trabalhos manuais.
Gillian Anderson há algum tempo que proclama a sua admiração pelas criações e credenciais de sustentabilidade da marca Gabriela Hearst, num sentimento que é mútuo.
Em 2016, Gabriela Hearst Hearst disse ao New York Times que a atriz era sua musa, acrescentando: “(Ela é) tão sexy , tão forte: A imagem da beleza inteligente.”
Outro detalhe (mais subtil) do vestido
O vestido de Gillian Anderson teve outra adição revolucionária, que a deixou a celebrar de alegria no no tapete vermelho: bolsos.
“São tão confortáveis”, disse a atriz à Extra TV, à porta hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, onde se realizou a cerimónia.
“Há bolsos em ambos os lados para manter minhas mãos aquecidas", finalizou.