Mundo

Em visita à Lituânia, Zelensky garante que Rússia está a perder força

A Rússia está a esgotar as defesas aéreas de Kiev, mas o Presidente da Ucrânia continua a esforçar-se para obter mais armamento. Numa viagem a três países bálticos pede mais armas para Kiev e negoceia a adesão à NATO e à União Europeia.

João Nuno Assunção

O Presidente da Ucrânia aterrou esta esta quarta-feira na capital da Lituânia, numa visita surpresa que vai contar com uma passagem nos três países bálticos. No topo da agenda, está o envio de mais armamento para Kiev e as negociações de adesão à NATO e à União Europeia.

Zelensky foi recebido pelo homólogo da Lituânia, na visita onde vai tentar convencer os aliados a enviarem mais armas e sistemas de defesa para Kiev.

As negociações para a eventual adesão à União Europeia (UE) e à Aliança Atlântica estão ainda no topo de prioridades do Presidente ucraniano.

No seu último discurso, Volodymyr Zelensky garantiu que a indústria de defesa está a perder força, mas no terreno ainda não há sinais de abrandamento nos combates.

Militar ucraniano grava vídeo antes de morrer

Uma das vítimas gravou um vídeo antes de morrer.

Anna Birzul luta agora para que o irmão seja reconhecido como Herói da Ucrânia, a mais alta distinção militar do país, que até agora foi atribuída a quatro centenas de pessoas, na maioria a título póstumo.

Últimas