O Presidente norte-americano Joe Biden apelou este sábado ao primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu para que "proteja os civis" na Faixa de Gaza, onde Israel prossegue os bombardeamentos e a ofensiva terrestre, indicou um comunicado da Casa Branca.
"O Presidente sublinhou a necessidade crucial de proteger a população civil, incluindo os que contribuem nas operações de ajuda humanitária, e a importância de permitir aos civis de abandonarem em segurança as zonas onde prosseguem os combates", segundo o comunicado.
Este contacto ocorreu um dia após a adoção pelo Conselho de Segurança da ONU de uma resolução que "exige a todas as partes que autorizem e facilitem o envio imediato, seguro e sem entraves, de uma ajuda humanitária em larga escala" para a Faixa de Gaza, mas sem apelar a um cessar-fogo entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas.
Previamente, Biden tinha referido aos jornalistas na Casa Branca que tinha mantido uma "longa discussão" com Netanyahu, que qualificou de "conversa privada".
Em resposta a uma questão adicional, Biden declarou: "Não pedi o cessar-fogo".
Segundo o comunicado da Casa Branca, Biden e Netanyahu abordaram os "objetivos e as fases" da campanha militar israelita e ainda "questões de segurança".