Mundo

Nova estirpe de gripe suína detetada em humano pela primeira vez no Reino Unido

A Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA) está a monitorizar a situação de perto, mas atualmente não se sabe até que ponto a estirpe é transmissível.

Canva

SIC Notícias

Uma nova estirpe de gripe suína foi detetada numa pessoa pela primeira vez no Reino Unido. Segundo a Sky News, o inglês residente em North Yorkshire foi diagnosticado com a doença após visitar o seu médico de família com problemas respiratórios.

Pela primeira vez no Reino Unido uma pessoa poderá ter estado infetada com uma nova estirpe da gripe suína. Não se sabe se a pessoa envolvida tenha trabalhado com porcos, mas já se encontra totalmente recuperada.

A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) disse que está a monitorizar a situação de perto e a tomar medidas para aumentar a atenção dentro dos programas existentes que envolvem consultórios médicos e hospitais.

Meera Chand, diretora de Incidentes da UKHSA, disse que "esta é a primeira vez que se deteta este vírus em humanos no Reino Unido, embora seja muito semelhante aos vírus que foram detetados em porcos".

A veterinária chefe, Christine Middlemiss, disse “que algumas doenças de animais podem ser transferidas para humanos, e é por isso que altos padrões de saúde animal, bem-estar e biossegurança são tão importante”.

Não se sabe, nesta fase, o quão transmissível é a estirpe ou se poderá haver outros casos no Reino Unido.

Também é demasiado cedo para dizer se a estirpe poderá ter potencial pandémico.

A UKHSA notificou a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o caso.

Houve um total de 50 casos humanos do vírus – influenza A(H1N2)v relatados globalmente desde 2005; mas nenhum deles está geneticamente relacionado a esta estirpe.

H1N1, H1N2 e H3N2 são os principais subtipos do vírus da gripe suína A em porcos e ocasionalmente infetam humanos.

Últimas