Benjamim Netanyahu reuniu-se este domingo com os militares na Faixa de Gaza e afirmou que Israel tem força, poder e vontade para alcançar todos os objetivos na guerra contra Hamas.
Aos militares, Netanyahu reafirmou ainda a intenção de acabar com o grupo terrorista, de libertar todos os reféns e de garantir que Gaza não se tornará uma ameaça para o Estado de Israel.
"Vamos continuar até ao fim, até à vitória. Nada nos demoverá e estamos convencidos que temos o poder, a força, a vontade e a determinação para alcançar todos os objetivos da guerra", afirmou.
Na visita ao enclave, a primeira visita de Netanyahu a Gaza desde o início da guerra, a 7 de outubro, o chefe do Governo israelita passou pelos túneis do Hamas e reuniu-se com as tropas destacadas na zona.
Cessar-fogo em curso
A trégua de quatro dias entrou em vigor às 07:00 de sexta-feira (05:00 em Lisboa) após mais de um mês e meio de guerra, como parte de um acordo para libertar 50 reféns israelitas em troca de 150 prisioneiros palestinianos.
O cessar-fogo chegou até a estar em risco, depois de o Hamas ter dito que Israel não estava a cumprir a sua parte, mas uma intervenção de Egito e do Qatar ajudou a desbloquear a situação.
A guerra eclodiu quando membros do Hamas invadiram o sul de Israel, matando pelo menos 1.200 pessoas, na maioria civis, e fazendo reféns, incluindo bebés, mulheres e idosos, bem como soldados.