O Presidente russo, Vladimir Putin, aceitou os convites dos líderes da Tailândia e Vietname para visitar os dois países num "futuro próximo", após encontros realizados em Pequim, à margem do 3.º Fórum da Iniciativa Faixa e Rota.
O Presidente do Vietname, Vo Van Thuonh, aproveitou o encontro com o líder russo na capital chinesa, para "convidar o Presidente Putin a visitar o Vietname num futuro próximo, o que este aceitou de bom grado", noticiou a agência de notícias do Vietname na noite de terça-feira.
Putin sublinhou no encontro com Thuong que o Vietname é um dos parceiros mais importantes da Rússia na Ásia e convidou o seu homólogo a visitá-lo em Moscovo.
O Vietname, um país que mantém um equilíbrio delicado nas suas relações com as grandes potências, tem sido desde a era soviética um aliado firme da Rússia, a quem compra grande parte do seu armamento.
O fórum realizado na capital chinesa permitiu também o primeiro encontro entre Putin e o primeiro-ministro tailandês, Srettha Thavisin, que aproveitou a ocasião para convidar o líder russo a visitar a Tailândia.
"O Presidente (Putin) aceitou. Em breve vamos marcar uma data mutuamente conveniente", afirmou o governo tailandês, num comunicado publicado esta quarta-feira.
Putin retomou as suas deslocações internacionais na semana passada, no Quirguistão, na sequência do mandado de captura emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra si, e teve o seu primeiro grande encontro internacional deste ano em Pequim.
Quirguistão, China, Vietname ou Tailândia ratificaram o Estatuto de Roma para aderir ao TPI.