Israel preparar-se para atuar junto ao norte da fronteira da Faixa de Gaza, anunciando que já enviou soldados e blindados para fazer incursões naquela zona.
Henrique Cymerman, correspondente da SIC no Médio Oriente, prevê que o exército israelita ocupe inicialmente a zona norte para que possa cria uma zona de segurança, para impedir que os palestinianos do Hamas se aproximem de novo à fronteira como aconteceu no passado sábado.
"Trata-se de uma intenção de ocupar inicialmente a parte norte de Gaza, criar uma faixa de segurança para possa impedir que palestinianos do Hamas no futuro se possam aproximar junto à fronteira como aconteceu no sábado passado. Atuar e invadir Gaza é uma das tarefas mais difíceis, porque há sempre muitos civis nas ruas e Israel quer evitar mortes", afirmou o jornalista da SIC.
Cymerman revela que já existem pequenas unidades de comando a atuar dentro de Gaza para obterem informações sobre os reféns israelitas, que estão sob custódia do Hamas, e ainda em relação aos “preparativos” do movimento islamita palestiniano, caso o exercito israelita invada a Faixa de Gaza.
“Há dezenas de terroristas do Hamas que entraram no sábado passado que estão presos, nas mãos dos serviços de informação interna de Israel. Estão a ser interrogados sobre várias coisas, sobre onde estão escondidos os reféns israelitas, alguns deles bebés e crianças pequenas. E quais são os preparativos terá o Hamas, em caso de uma invasão do exercito israelita”, disse, acrescentando que "há pequenas unidades de comando já a atuar nas últimas horas dentro de Gaza, que estão a tentar saber de informações".