Mundo

Encontrada morta luso-israelita de 25 anos que estava desaparecida

Rotem Neumann, a luso-israelita que estava desaparecida, foi encontrada morta esta terça-feira, disse à Associated Press o seu primo, Tomer Neumann.

DR

Carolina Botelho Pinto

Foi encontrada morta uma das duas luso-israelitas desaparecidas. Trata-se de Rotem Neumann, de 25 anos, uma israelita sefardita com nacionalidade portuguesa.

Rotem estava desaparecida há cerca de três dias, depois de fugir do festival Teva, um dos vários que decorria perto de Gaza, e que foi invadido nas primeiras horas da manhã de sábado.

De acordo com a Associated Press, a jovem de 25 anos colocou-se em fuga num carro com amigos, mas pelo caminho terão sido confrontados por combatentes do Hamas.

Ainda conseguiram escapar a pé, dirigindo-se para um abrigo de betão em Kibbutz Re'im, que acabou por se tornar num dos alvos do movimento islâmico palestiniano.

Junto ao abrigo foram vários encontrados vários corpos.

Há uma segunda luso-israelita desaparecida

Dorian Atias, de 22 anos, continua desaparecida. Em declarações à SIC, a mãe de Dorin pediu ajuda ao Governo português e às Nações Unidas.

“Urgentemente, urgentemente. São mulheres, talvez sejam violadas. Não sabemos nada. Estão lá crianças, soldados, homens...Não temos qualquer informação”, afirma.

Emocionada, Tali Atias contou que a filha é “uma excelente miúda”, “a pessoa mais bondosa do mundo”, lembrando que é jovem e que “tem toda a vida pela frente”.

“Estamos todos destroçados. Sinceramente, preciso de a ter de volta. Por favor. Por favor, ajudem-nos”, disse entre lágrimas.

A guerra Israel-Hamas

O grupo islâmico palestiniano Hamas lançou no sábado um ataque surpresa contra o território israelita, sob o nome de operação "Tempestade al-Aqsa", com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Em resposta ao ataque surpresa, Israel bombardeou a partir do ar várias instalações do Hamas na Faixa de Gaza, numa operação que batizou como "Espadas de Ferro".

Durante a incursão em território israelita, o Hamas fez mais de uma centena de reféns, civis e militares, que levou para a Faixa de Gaza.

Últimas