Mundo

Roubo de azeitonas: rede criminosa desmantelada em Espanha

A polícia espanhola deteve 12 suspeitos de roubarem 74 toneladas de azeitona, avaliadas em meio milhão de euros, na localidade de Pilas. O preço da azeitona disparou este ano no país, sobretudo por causa da seca.

SIC Notícias

A operação permitiu desmantelar uma rede clandestina, nos arredores de Sevilha, na pequena localidade de Pilas. Foram apreendidas 74 toneladas de azeitonas, avaliadas em 500 mil euros.

O preço da azeitona em Espanha, o maior produtor mundial de azeite, disparou este ano, muito por causa da seca, que afetou as colheitas.

As azeitonas foram roubadas, armazenadas e escondidas de forma a evitar que fossem detetadas durante as inspeções de rotina.

Operação “dois em um”

A polícia espanhola acabou por encontrá-las num armazém, dentro de um centro legal de comércio de azeitonas. E tudo isto durante uma operação que tinha como alvo suspeitos do roubo de cobre.

Ou seja, a operação foi uma espécie de dois em um. O líder da rede de roubo de cobre é também o suspeito de ser o cabecilha da rede clandestina de azeitonas.

As azeitonas eram roubadas a partir dos olivais, um pouco por toda a província de Sevilha e também em parte de Huelva, colocadas depois em salmour de forma a permanecerem escondidas.

12 detidos e 11 investigados

Está a ser feita uma lista dos locais onde foram vendidas as azeitonas ao longo do último ano.

As autoridades espanholas estão a ponderar a emissão de um alerta sanitário.

Últimas