Mundo

Abu Dhabi: dezenas de gatos mortos e abandonados no deserto preocupam organizações

O Departamento de Municípios e Transportes disse estar a investigar o incidente e incentivou o público a relatar detalhes, afirmando ainda estar a tomar medidas para encontrar os responsáveis.

Gatos a serem tratados por equipas de voluntários de Abu Dhabi
Chiku Singh

Daniela Tomé

Residentes dos Emirados Árabes Unidos encontraram mais de 140 gatos de diferentes raças num deserto da capital do pais, Abu Dhabi, gerando críticas de organizações internacionais dos direitos dos animais. O acontecimento suspeito motivou uma investigação por parte do governo, como conta a CNN.

Segundo um morador de Abu Dhabi, Chiku Shergill, alguns gatos foram deixados dentro das caixas transportadoras, enquanto outros foram abandonados sem comida ou água, a vaguear pelo deserto.

Desde o dia 28 de setembro, as equipas de resgate contabilizaram 50 gatos mortos e salvaram outros 95. Um cachorro golden retriever foi também salvo e um husky foi encontrado morto. Alguns dos animais tinham microchip, sugerindo que não seriam vadios.

Os animais foram abandonados do outro lado da rodovia do Abrigo de Animais de Abu Dhabi, administrado pelo governo, em al Falah, uma área residencial em Abu Dhabi. O abrigo disse à CNN que não tinha conhecimento do incidente e recusou-se a fazer mais comentários.

A organização de direitos dos animais Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA) está a oferecer uma recompensa no valor de 5 mil dólares americanos (o equivalente a 4,7 mil euros) a quem tiver informações sobre “quem largou estes gatos no deserto”, disse o vice-presidente da PETA Ásia, Jason Baker, em comunicado à CNN.

“Este ato de crueldade não deve ser varrido para debaixo do tapete. A solução para a crise dos animais sem-abrigo é a esterilização, castração e adoção de abrigos sobrecarregados e com falta de pessoal, que a PETA Ásia tem pedido aos Estados Unidos há anos”, disse Baker.

A equipa de resgate, constituída por voluntários, está a trabalhar 24 horas por dia com muitos do elementos a tirar folgas dos seus trabalhos, para continuar a salvar os gatos abandonados, colocando-lhes microship e encontrando-lhes um lar.

O Departamento de Municípios e Transportes (DMT) de Abu Dhabi disse na quarta-feira que ia investigar o incidente e incentivou o público a relatar detalhes, afirmando que está a tomar medidas para encontrar os responsáveis.

Últimas