Mundo

Kiev diz que abateu 24 drones russos no sul e centro do país

As defesas antiaéreas ucranianas abateram drones kamikaze 'shahed' lançados pela Rússia sobre as regiões de Odessa, Mikolayiv e Kirovograd. De Moscovo chega a denuncia de mais um alegado bombardeamento ucraniano com munições de fragmentação contra a região fronteiriça de Kursk e de um ataque de drones que provocou cortes de energia em vários distritos.

GLEB GARANICH/reuters

SIC Notícias

As defesas antiaéreas ucranianas abateram esta madrugada 24 dos 29 drones kamikaze 'shahed' lançados pela Rússia sobre as regiões de Odessa, Mikolayiv (sul) e Kirovograd (centro), informou a Força Aérea ucraniana. De Moscovo chega, esta quinta-feira, a denúncia de mais um alegado bombardeamento ucraniano com munições de fragmentação, desta vez contra a região fronteiriça de Kursk.

Durante a noite, "os ocupantes atacaram a Ucrânia com drones ofensivos do tipo 'shahed' desde sul", referiu, em comunicado, a Força Aérea, explicando que os lançamentos foram realizados a partir da Crimeia, península ocupada pela Rússia desde 2014.

De acordo com Sergei Bratchuk, da administração militar da região de Odessa, cinco dos drones foram intercetados sobre essa região ucraniana, que tem sido um alvo prioritário para a Rússia desde julho, quando as forças de Moscovo começaram a bombardear infraestruturas portuárias e agrícolas ucranianas.

Nove drones, continuou Bratchuk, foram abatidos sobre Kirovograd, onde um dos aparelhos aéreos não tripulados que não foi intercetado causou um incêndio.

As autoridades ainda não anunciaram a extensão dos danos.

Rússia denuncia ataque ucraniano com munições de fragmentação

Já a Rússia denunciou hoje mais um alegado bombardeamento ucraniano com munições de fragmentação, desta vez contra a região fronteiriça de Kursk, bem como um ataque de drones que provocou cortes de energia em vários distritos.

"A cidade fronteiriça de Rilsk foi bombardeada com munições de fragmentação da Ucrânia", escreveu o governador de Kursk, Roman Starovoit, no plataforma de mensagens Telegram. Uma mulher foi ferida por estilhaços, acrescentou.

Casas e carros também foram danificados em diferentes partes da cidade, localizada perto da fronteira com a Ucrânia. Starovoit disse que foram encontradas munições por deflagrar.

Há apenas dois dias, o governador da região vizinha de Bryansk, Alexandr Bogomaz, também denunciou um ataque com munições de fragmentação por parte da Ucrânia.

Além disso, Starovoit denunciou um ataque noturno de drones ucranianos contra infraestruturas em três distritos da província russa, que resultou em cortes de energia.

Com LUSA

Últimas