Mundo

Chegará ou não o armamento que pedem os soldados ucranianos? A dúvida persiste

Com o orçamento dos Estados Unidos em suspenso no congresso norte-americano, começam a surgir alertas nos campos de batalha ucranianos sobre a possível chegada ou não de novo armamento militar.

Miguel Franco de Andrade

Para além de incerteza na Ucrânia, a dúvida sobre a manutenção do apoio norte-americano está a provocar preocupação nos Estados Unidos e na Europa. Na frente de batalha os soldados falam na necessidade de receber novo armamento e munições. A própria NATO admite que é urgente aumentar a produção de armas no ocidente.

A preparar-se para um longo inverno, Volodymyr Zelensky fez esta quarta-feira uma inspeção aos tanques situados na região nordeste o país, que foram entregues pelo ocidente e que no início da guerra já estiveram do lado dos russos.

Por toda a Rússia foi dia de testar o sistema de alertas, em caso de ataques, tal como o que a Ucrânia reivindicou esta quarta feira. Segundo Kiev, os sistemas de defesa e um radar na cidade fronteiriça de Belgorod foram atingidos por drones provenientes a Ucrânia.

Também esta quarta-feira, um tribunal de Moscovo condenou à revelia Marina Ovsyannikova, a uma pena de oito anos e meio numa colónia penal , por ter exibido um cartaz de oposição à guerra, durante um noticiário na televisão russa. A jornalista está atualmente a viver na Alemanha onde trabalha no jornal diário Die Welt.

No dia em que Roménia e Ucrânia estabeleceram os trâmites para a importação de cereais ucranianos, são onze navios que estarão a percorrer o canal de segurança do Mar Negro, a caminho dos portos ucranianos para carregar cereais.

Últimas