A Polónia está a ser abalada por um escândalo sexual que envolve a Igreja Católica e um padre que organizava orgias em espaços que pertenciam a uma paróquia. A situação está a gerar represálias violentas. Esta terça-feira, a porta da igreja foi incendiada.
O escândalo rebentou na noite de 30 de agosto, quando os serviços de emergência foram chamados a um apartamento da paróquia de Dabrowa Górnicza, a nona maior cidade da polónia, no sul do país, para socorrer um homem inconsciente.
O problema começou quando os paramédicos foram impedidos de entrar no local e teve de ser chamada a polícia que, segundo a imprensa polaca, se deparou com uma festa de sexo, organizada por um padre da diocese.
A cúria polaca já veio a público garantir que o sacerdote está suspenso de funções e expulso da paróquia até que o caso seja totalmente esclarecido.
O ato de vandalismo - com a porta da igreja incendiada - teve lugar depois ter vindo a público que o homem que desmaiou na orgia seria prostituto e teria sofrido uma overdose.
A Polónia é um dos países mais católicos do mundo e este incidente já obrigou os responsáveis pela instituição naquele país a pedir desculpa aos fiéis e a garantir que quem for culpado, será devidamente punido pela justiça num tribunal civil.