Mundo

Autocarro cai de viaduto em Veneza, há vários mortos

As causas do acidente estão ainda por apurar. Sabe-se que o autocarro seguia de Veneza em direção à comuna italiana de Marghera e transportava passageiros de várias nacionalidades.

Luigi Brugnaro

Carolina Botelho Pinto

Um autocarro que transportava turistas caiu esta terça-feira de um viaduto na zona de Mestre, em Veneza, Itália. De acordo com o autarca da região, o acidente fez pelo menos 21 mortos, incluindo duas crianças, e 18 feridos.

Segundo o Corriere della Sera, o acidente ocorreu por volta das 20:00, tendo o veículo caído de um viaduto para uma zona de linhas férreas. Depois da queda de cerca de 15 metros de altura, o autocarro ter-se-á ainda incendiado.

“Uma enorme tragédia atingiu a nossa comunidade esta noite. Declarei imediatamente um período de luto. (…) É uma cena apocalíptica, não há palavras”, afirmou o autarca de Veneza Luigi Brugnaro.

As causas do acidente ainda não são conhecidas. O autocarro seguia de Veneza em direção à comuna italiana de Marghera e transportava turistas de várias nacionalidades. Entre as vítimas há cinco cidadãos ucranianos e um alemão.

“As vítimas e os feridos são de várias nacionalidades, não apenas italianos. A recuperação e identificação dos corpos ainda está em curso”, afirmou o presidente da região de Veneto, Luca Zaia.

Questionado sobre as causas do acidente, o vice-primeiro-ministro Matteo Salvini, também ministro dos Transportes, mencionou, no canal Rete4, a hipótese de o condutor se ter sentido mal.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, já apresentou condolências e garantiu que está em contacto permanente com o autarca de Veneza.

“Expresso as minhas mais profundas condolências, pessoais e de todo o Governo, pelo grave acidente que aconteceu em Mestre. Os meus pensamentos vão para as vítimas e para as suas famílias e amigos. Estou em estreito contacto com o Presidente da Câmara Luigi Brugnaro e com o ministro Matteo Piantedosi para acompanhar as notícias sobre esta tragédia", disse.

[Atualizada às 00:13 de 04/10/2023]

Últimas