O Prémio Nobel da Fisiologia e Medicina foi atribuída a Katalin Karikó e Drew Weissman pelas suas descobertas "sobre modificações de bases de nucleosídeos que permitiu o desenvolvimento de vacinas de mRNA eficazes contra covid-19".
O Diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, felicitou os dois galardoados e sublinhou que a sua investigação foi vital para controlar a pandemia.
"Apresento as minhas sinceras felicitações à Dr. Katalin Kariko e ao Dr. Drew Weissman, que receberam o Prémio Nobel da Fisiolofia ou Medicina, pelo seu trabalho no desenvolvimento da tecnologia que conduziu às vacinas de ARNm contra a Covid-19. Tal como aconteceu com tantas outras doenças, as vacinas seguras e eficazes desempenharam um papel vital no controlo da pandemia", explicou o Diretor geral.
Tedros Adhanom reforçou ainda que "hoje é um grande dia para a saúde, um grande dia para a ciência e um grande dia para as vacinas".
A descoberta dos dois investigadores está na base do desenvolvimento de vacinas contra o Zika, o MERS-CoV e, mais recentemente, da doença de covid-19.