Mundo

Líbia: tempestade Daniel faz pelo menos 150 mortos

Ciclone atingiu o país este domingo e provocou vários estragos. Com características semelhantes às de um furacão, este ciclone atingiu o país africano com chuvas torrenciais, trovoadas, ventos fortes e ondas gigantes.

GIANNIS FLOULIS

SIC Notícias

Lusa

As inundações causadas pelas chuvas torrenciais que caíram nos últimos dias no leste da Líbia causaram a morte de pelo menos 150 pessoas, disse esta segunda-feira uma fonte oficial à Agência France Presse (AFP).

“Pelo menos 150 pessoas morreram devido às inundações causadas pela tempestade Daniel na zona de Derna, nas regiões de Jabal Al-Akhdar e nos subúrbios de Al-Marj", no leste da Líbia, disse à AFP Mohamed Massoud, porta-voz do chefe do Executivo com sede em Benghazi (contrário ao Governo de Tripoli).

O ciclone Daniel atingiu este domingo Benghazi, na Líbia, com chuvas torrenciais, trovoadas, ventos fortes e ondas superiores a 4 metros de altura, produzindo muitos estragos no país africano.

Com características semelhantes a um furacão, este ciclone formou-se no Mar Mediterrâneo a 5 de setembro de 2023. Em apenas 5 dias descarregou chuva equivalente a vários meses também em países como Grécia, Turquia e Bulgária, onde o rasto de inundações catastróficas, destruição e vítimas mortais foi bastante elevado.

Al Bayda, Takanis de Jabal al Akhdar e a região oriental da Cirenaica, foram os locais mais atingidos pela chuva torrencial, produzindo inundações maciças e autênticos rios de lama por estradas e ruas da Líbia. Nas redes sociais circulam imagens impressionantes das inundações de costeiras líbias.

Segundo o jornal egípcio Al-Ahram Online, o ciclone Daniel dirige-se para o Egito, país onde se prevê condições meteorológicas instáveis nos próximos dias.

Entre esta segunda-feira e quarta, está previsto no Egito o aumento da cobertura de nuvens, chuva moderada a forte, trovoadas, temperaturas quentes (33 ºC/34 ºC) e ventos que poderão ser suficientemente fortes para levantar poeira e areia.

Últimas