Mundo

Tempestade em Hong Kong provoca pelo menos uma vítima mortal e 80 feridos

Desde quinta-feira que Shenzhen, que faz fronteira com Hong Kong, tem sido atingida por chuvas torrenciais, as mais fortes desde que os registos meteorológicos começaram, em 1952.

SIC Notícias

A região de Hong Kong está a ser atingida pelas chuvas mais intensas dos últimos 140 anos. O governo decidiu encerrar as escola e suspender os transportes públicos.

Pelo menos uma pessoa já morreu, mais de 80 ficaram feridas, e há dezenas de famílias desalojadas. As chuvas torrenciais que estão a cair sobre Hong Kong, e as vizinhas regiões da China, já são as piores dos últimos 140 anos.

As cheias destruíram estradas e pontes e obrigaram as autoridades locais a encerrarem escolas e serviços públicos. Há muitos transportes que também não estão a funcionar. Várias linhas do metropolitano ficaram alagadas e muitos autocarros não conseguem circular.

Há estradas destruídas e alguns carros foram arrastados pela corrente. Os postos de controlo entre Hong Kong e a cidade mais próxima, Shenzen, tiveram de ser fechados, por estarem inundados, o que impediu muitas pessoas de passarem para a antiga colónia britânica, e irem trabalhar esta sexta feira.

Também há atrasos e supressões nas ligações marítimas a Macau.

Shenzen fica no delta do Rio das Pérolas, que galgou as margens, nas últimas horas.

Os serviços meteorológicos emitiram um aviso negro, o mais grave de todos, por causa da intensidade da chuva que está a cair em quantidades recorde na região.

O temporal deverá continuar durante o fim de semana.

Últimas