Foi feita a maior apreensão de cocaína de sempre em território espanhol: quase 10 toneladas tinham como destino Portugal, que depois seriam distribuídas pela Europa.
As autoridades suspeitaram que nos 16 contentores refrigerados viajassem muito mais do que bananas. Quando os abriram as portas confirmaram que o dia era histórico: encontraram mais de mil caixas carregadas de fruta e cocaína. A polícia fez as contas e concluiu que estava na presença de três mil milhões de euros, em valor de mercado.
Esta foi a maior apreensão de sempre em Espanha e uma das cinco maiores em toda a Europa. Traduziu-se também num golpe sem precedentes para uma das maiores redes criminosas, segundo a investigação.
Droga chegaria a Portugal nos próximos dias
A droga, proveniente do Equador e agora encontrada em Algeciras, em Cádis, no sul de Espanha, teria chegado ao Porto de Lisboa nos próximos dias caso não tivesse sido intercetada. Seria, a partir da capital portuguesa, segundo a polícia, que seria distribuída por toda a Europa.
A cocaína vinha com o carimbo de mais de 30 logótipos de diferentes. Organizações criminosas encarregues de a receber e comercializar. Algumas das caixas tinham também referências, por exemplo, a marcas de automóveis. A polícia já conhece a estratégia e diz que serve para catalogar o grau de pureza da droga.