Mundo

Kim Jong-un repreende primeiro-ministro por "resposta irresponsável" às cheias

As inundações de verão na Coreia do Norte causam sérios danos nos terrenos de cultivo devido a má drenagem da água e à desflorestação. O líder norte-coreano visitou uma região onde a água do mar inundou mais de 270 hectares de arrozais.

BRENDAN SMIALOWSKI

SIC Notícias

Lusa

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, repreendeu severamente o seu primeiro-ministro e outros altos responsáveis pela sua "resposta irresponsável" às recentes inundações de terrenos agrícolas ao longo da costa ocidental da Coreia do Norte.

As inundações de verão na Coreia do Norte causam graves danos nos terrenos de cultivo devido a má drenagem da água e à desflorestação.

Segundo a opinião de analistas, as críticas de Kim aos altos responsáveis provavelmente tiveram como objetivo tentar desviar para eles a culpa pelas dificuldades económicas e insegurança alimentar do país, ou preparar o terreno para uma remodelação no Governo.

O líder norte-coreano criticou o seu primeiro-ministro, Kim Tok Hun, por exibir "a atitude de um espetador", escreveu a KCNA. Repreendeu ainda o vice-primeiro-ministro por não cumprir os seus deveres lealmente e acusou o diretor do departamento de reabilitação da área costeira de ocultar combustível que se destinava a ser usado em projetos de construção civil.

"Nos últimos anos, a disciplina administrativa e económica do executivo de Kim Tok Hun tornou-se gravemente deficiente e, consequentemente, os ociosos estão a dar cabo de todo o trabalho económico do Estado com uma forma de trabalhar irresponsável", declarou Kim Jong-un, citado pela KCNA.

Kim Jong-un classificou as recentes inundações como um desastre causado pelo homem, referindo-se a um projeto de obras fracassado que se destinava a melhorar a drenagem das águas pluviais na zona.

Últimas