Mundo

Os segredos de Elizabeth, uma das pessoas mais velhas do mundo

Já são 114 anos de vida. Elizabeth é a segunda pessoa mais velha dos Estados Unidos e a sétima de todo o mundo. Um clube restrito que a mulher nascida em 1909 nunca imaginou fazer parte.

Elizabeth Francis
Reprodução/Twitter

Daniel Pascoal

Envelhecer nem sempre está associado aos melhores sentimentos. Mas para Elizabeth Francis cada ano que passa é motivo para uma grande festa. E já lá vão 114.

Quem organiza as festas de aniversário é a neta, Ethel, de 68 anos. A filha, Dorothy, também participa das celebrações com os seus 94 anos.

Elizabeth é a segunda pessoa mais velha dos Estados Unidos e a sétima de todo o mundo, segundo a lista do Gerontology Research Group. Um clube restrito que a mulher nascida no estado de Louisiana, a 25 de julho de 1909, nunca imaginou fazer parte.

“A vida dela foi sempre simples: dormia cedo, acordava cedo, trabalhava duro, e depois ia para a casa. Fazia uma refeição saudável e estava com a família", conta a neta Ethel, citada pelo jornal norte-americano Washington Post.

Elizabeth, que nunca fumou ou bebeu, diz que o segredo é comer tudo o que quer. Mas, por detrás da brincadeira, está a forma descomplicada com que encara a vida.

Positividade acima de tudo

A neta, Ethel, recorda que Francis costumava dizer que “tudo vai melhorar”.

Ben Meyers, diretor da LongeviQuest, que estuda as pessoas mais velhas do mundo, diz que “o que essas pessoas têm em comum é a relação saudável que estabelecem com o stress”.

“Eles chegaram a um ponto em que todos os que nasceram na mesma época já morreram, mas conseguem enfrentar e perseverar concentrando-se nas coisas positivas”.

Meyer esteve presente na celebração dos 114 anos de Elizabeth. E não teve receio em pedir um conselho.

"Fale o que pensa e não cale a boca", terá dito a supercentenária. “É algo que todos nós poderíamos levar a sério”, afirma o estudioso.

Elizabeth mora com a filha, de 94 anos, e recebe diariamente cuidadores em sua casa. A família diz que Francis já apresenta alguns problemas de memória, mas está mentalmente alerta e reconhece as pessoas mais próximas.

Últimas