Pode estar encontrada a origem do incêndio que devastou a ilha de Maui, no estado norte-americano do Havai. Imagens de uma câmara de videovigilância do dia 7 de agosto mostram uma falha na rede elétrica no exato momento em que o incêndio teve início.
A teoria de que o fogo começou com um problema na rede elétrica começa a ganhar argumentos, devido a pequenos sensores instalados nas casas pelas companhias de seguros que analisam precisamente a rede elétrica para evitar incêndios domésticos.
As falhas ocorrem, normalmente, quando se dá a explosão de um transformador, quando uma linha cai ou quando duas linhas tocam uma na outra. Em 24 horas, à medida que o número de incêndios ia aumentando, 78 sensores detetaram 122 falhas na rede elétrica naquela região.
As autoridades estão a ser acusadas de incompetência por, por exemplo, não terem acionado os alarmes. Na quinta-feira, demitiu-se o chefe dos serviços de emergência da ilha de Maui, após ter ser criticado exatamente pela ausência de alertas.