Mundo

Momento gera discórdia: mulher transporta cão de apoio emocional e é expulsa de avião

O momento aconteceu quando um avião da Viva Aerobus se preparava para voar de Guadalajara para a Cidade do México. Uma passageira trazia consigo um cão de apoio emocional, que não estava a utilizar açaime, quando recebeu ordem para abandonar a aeronave.

SIC Notícias

Um vídeo partilhado nas redes sociais está a gerar celeuma e a dividir opiniões. Os assistentes de bordo da empresa Viva Aerobus expulsaram de um avião uma mulher que transportava o seu cão de apoio emocional. Nas imagens pode ver-se que muitos dos passageiros tentaram impedir que os elementos da companhia aérea fossem avante com a decisão.

Tudo aconteceu quando um avião da Viva Aerobus, uma empresa de aviação mexicana, se preparava para descolar de Guadalajara com destino à Cidade do México. Os assistentes de bordo ordenaram que uma jovem abandonasse a aeronave por trazer consigo um cão de apoio emocional, que não estava a utilizar açaime.

A dona do animal, visivelmente transtornada, recebeu de imediato o apoio dos restantes passageiros, que prontamente tentaram inverter a decisão da tripulação.

"Os passageiros não querem que ela saia"

"Eles [tripulantes] estão a expulsar a rapariga que está a chorar. Os passageiros não querem que ela saia", ouve-se de fundo no vídeo que conta já com milhões de visualizações em todas as redes sociais.

A jovem, que já se preparava para deixar o avião, explicou aos presentes que teria de sair, visto que o seu cão não estava a utilizar açaime. É então que o autor do vídeo diz que “o cão não parece mau, é fofo”, ao mesmo tempo que acaricia o animal.

De seguida, uma assistente de bordo voltou a abordar a dona do cachorro e disse-lhe que teria mesmo que sair porque esse era o "procedimento da companhia aérea”.

Empresa já reagiu

O vídeo termina sem mostrar o desfecho deste episódio, mas a Viva Aerobus partilhou, a posteriori, um comunicado nas redes sociais onde pode ler-se:

“A passageira foi transferida para um voo posterior para que pudesse adquirir um açaime adequado e, uma vez cumprido o requisito, a nossa passageira e o seu cachorro fizeram a viagem sem qualquer inconveniente”.

No comunicado, a empresa refere que, para além de um açaime que cumprisse as normas, o cão não tinha a documentação exigida a um animal de apoio emocional. A Viva Aerobus refere ainda que tem todo o gosto em transportar os animais de companhia dos passageiros, desde que sejam cumpridos todos os protocolos de segurança.

Também nas redes sociais, o vídeo está a ser motivo de acesos debates, com as opiniões a dividirem-se. Por um lado, alguns internautas defendem que a mulher não deveria ter sido expulsa, por outro muitas pessoas entendem que as regras devem ser sempre cumpridas, sem exceções.

Últimas