Mundo

Eleições em Espanha: “Não se pode excluir a hipótese de haver novas eleições daqui a uns meses”

Marques Mendes analisa os vários cenários de Governo em Espanha. Para o comentador, há várias questões em cima da mesa, incluindo a possibilidade de haver novas eleições antecipadas.

Luís Marques Mendes

SIC Notícias

Luís Marques Mendes destaca o impasse político que Espanha poderá viver nos próximos meses, com a possibilidade de haver novas eleições antecipadas. O comentador SIC acredita, porém, que o PSOE pode voltar a coligar-se com os partidos de esquerda e formar Governo.

“Não se pode excluir a hipótese de isto ficar tudo empatado e podermos haver novas eleições daqui a uns meses”, disse Marques Mendes, no habitual espaço de comentário no Jornal da Noite.

Para o comentador, o PSOE pode “repetir a solução”, criando uma nova geringonça com os partidos independentistas.

“Mas se isso não acontecer, se não houver condições e deputados para esse efeito, então Feijóo provavelmente constituirá Governo. Agora, aí a questão também é: mas ele vai constituir um Governo, se for possível, com Vox ou sem o Vox?”, questiona.

Marques Mendes lembra ainda que em Espanha não há “tradição” de coligações para governar e que “a primeira coligação que houve em Espanha foi a de Pedro Sanchéz”.

Últimas