Mundo

Incêndios na Grécia: várias aldeias e hotéis evacuados na ilha de Rodes

Um incêndio de grandes dimensões está a afetar a ilha grega e já obrigou à evacuação de praias, casas e hotéis, tal como mostram imagens partilhadas nas redes sociais.

STRINGER

SIC Notícias

Lusa

Um incêndio florestal de grandes dimensões deflagrou este sábado na ilha grega de Rodes e centenas de pessoas tiveram de abandonar aldeias e algumas praias. Nas redes sociais estão a ser difundidos vários vídeos que mostram alguns desses momentos.

Segundo a Agência Reuters, várias embarcações da guarda costeira da Grécia, em conjunto com alguns barcos privados, participam ao longo desta tarde numa operação que tem como objetivo retirar cerca de 1000 banhistas de algumas praias da zona sudeste da ilha, devido à escalada de dimensão das chamas.

Na rede social Twitter, vários vídeos partilhados mostram o momento em que as autoridades obrigaram à evacuação de vários hotéis e casas.

Há registo de danos em hotéis

Os bombeiros locais, apoiados por diversos meios aéreos, tentam combater o incêndio em questão, ao mesmo tempo que lutam contra outros focos de incêndio. A agência Reuters, que cita a Agência de Notícia de Atenas, escreve que três unidades hoteleiras foram já danificadas pelas chamas, na localidade de Kiotari.

Segundo as autoridades locais, cerca de 30.000 pessoas já conseguiram deixar as áreas ameaçadas pelos fogos por vários meios nos últimos dias.

De acordo com o vice-chefe dos bombeiros, Yannis Artapoios, este incêndio, que começou numa montanha no centro da ilha, é o mais difícil que a corporação de Rodes já tive de combater.

Há vários dias que as chamas afetam a ilha de Rhodes, mas também várias outras zonas de Grécia. As altas temperaturas, que podem chegar aos 45 graus durante este fim de semana, aumentam o risco de incêndio, num país que tem sido fustigado pelas chamas.

As previsões meteorológicas apontam para que a vaga de calor que afeta a Grécia se mantenha até, pelo menos, o final do presente mês.

Últimas