Mundo

Incêndios na Grécia já destruíram centenas de casas e milhares de hectares

As preocupações aumentam numa altura em que o país enfrenta uma nova onda de calor. No fim de semana está prevista uma subida das temperaturas, que podem chegar aos 45ºC.

SIC Notícias

Na Grécia, os reacendimentos provocados pelo vento forte desencadearam uma série de novas evacuações. Centenas de bombeiros continuam a combater vários incêndios no país, enquanto as autoridades alertam para uma nova onda de calor no país.

Em poucos dias, as chamas já consumiram milhares de hectares nos arredores de Atenas.

Na pequena aldeia de Tsakali, a oeste da capital, Alexamdrodos Lazaros passou a noite ao relento.

“Alguém se pode sentir bem depois de ver a sua casa arder? Sem qualquer ajuda? Não foi enviado um único carro dos bombeiros”, diz o homem de 69 anos.

A casa de Lazaros entra para a lista das mais de 100 já destruídas pelos incêndios que não dão tréguas aos bombeiros nos arredores de Atenas.

Apesar do Governo já ter garantido apoio, o homem diz que é difícil acreditar em promessas.

Temperatura pode chegar aos 45ºC

As preocupações aumentam numa altura em que o país enfrenta uma nova onda de calor. No fim de semana está prevista uma subida das temperaturas, que podem chegar aos 45ºC.

Por precaução, vários pontos turísticos do país, incluindo a Acrópole de Atenas, vão encerrar durante as horas de maior calor até domingo.

Na região da capital grega, o risco de incêndio continua muito elevado e na ilha de Rodes, onde as autoridades declararam estado de emergência, cinco aviões e cinco helicópteros continuam envolvidos no combate aos incêndios.

Segundo dados oficiais nos últimos dias arderam quase 3.500 hectares.

Últimas