O fogo que começou nesta tarde de segunda-feira chegou bem perto de várias habitações em Kouvaras, uma localidade rural a 40 quilómetros da capital grega. Vários habitantes e turistas, nesta que é uma zona balnear, tiveram de ser retirados das casas.
O vento superior a 50 km por hora fez as chamas ganharem velocidade e dimensão. As múltiplas projeções tornaram o combate ao fogo difícil, apesar de pelo menos 11 meios aéreos terem sido mobilizados.
Nesta quinta tiveram de ser retirados também todos os cavalos de forma muito rápida, pois os estábulos foram consumidos pelas chamas.
Na região de Atenas, as temperaturas têm rondado os 40ºC nos últimos dias.
Cenários parecidos na Turquia e em Espanha
No país vizinho, na Turquia, são também múltiplos os incêndios nas últimas horas. O vídeo mostra o reforço de meios aéreos para travar a progressão das chamas em direção a casas - pelo menos 7 habitações já foram queimadas.
O mesmo cenário é visto na ilha espanhola de Las Palmas, em que cerca de 20 habitações já arderam.
As pessoas não estavam preparados para a violência do fogo que atravessou uma pequena aldeia de Tijarafe.
"Apanhou-nos no primeiro sono, era uma e pouco da manhã. Estávamos a dormir profundamente. Se não fosse um amigo a ligar-me, não duvido que se tinha incendiado algumas casas", disse um residente.
Mais de 4 mil hectares de floresta foram já consumidos pelas chamas. No final da tarde desta segunda-feira, três frentes continuavam ativas, apesar do combate dos 400 bombeiros no terreno estar a evoluir de forma favorável.
Temem-se as temperaturas dos próximos dias, já que uma nova onda de calor vai atingir a Europa do Sul.
As ilhas italianas da Sardenha e Sicília, por exemplo, podem mesmo vir a atingir os 48 graus.