Mike Pence já preencheu a papelada e, assim, confirma-se a sua candidatura à presidência dos Estados Unidos da América, sendo adversário de quem lhe deu a vice-presidência entre 2016 e 2020: Donald Trump.
Segundo a agência Reuters, Pence lançará a sua campanha com um vídeo e um discurso esta quarta-feira em Iowa.
Esta candidatura de Pence, de 63 anos, coloca-o contra o “favorito” Donald Trump, a quem já apoiou de forma leal e firme durante quatro anos enquanto seu vice-presidente no mandato de 2016 a 2020.
No entanto, a relação entre os dois amargurou quando Mike Pence se recusou a apoiar Trump na anulação dos resultados das eleições de 2020, que este afirmava serem “fraudulentos”.
Um convicto social conservador, ex-congressista e ex-governador de Indiana, Pence distanciou-se cada vez mais de Trump, afirmando que a incitação do ex-presidente aos manifestantes que atacaram o Capitólio dos EUA a 6 de janeiro de 2021 colocou a sua família em perigo.
Pence junta-se a uma crescente lista de candidatos republicanos, que inclui Trump, o ex-governador de Nova Jersey Chris Christie, Ron DeSantis, o principal rival de Trump, o senador americano Tim Scott e a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley.
O governador de Dakota do Norte, Doug Burgum, também planeia entrar na corrida na quarta-feira.
O número de candidatos que disputam o lugar republicano nas primárias preocupa muitos opositores de Trump dentro do Partido Republicano, que temem que o voto anti-Trump possa ser dividido e entregar o primeiro lugar do partido ao ex-presidente.
Notícia atualizada às 17:02