Mundo

Nicolás Maduro encontra-se com Lula da Silva no Brasil

Quase uma década depois, o chefe de Estado venezuelano está pronto para voltar a ter relações políticas com o Brasil, tendo em conta a discórdia entre Maduro e Bolsonaro.

SIC Notícias

A visita do presidente da Venezuela ao Brasil está a gerar polémica. A oposição critica a forma como o Lula da Silva recebeu Nicolás Maduro, como explica o correspondente Luiz André Ferreira.

De todos os chefes de Estado de países sul americanos que estão no Brasil, a visita mais polémica é a do venezuelano Nicolás Maduro. Muito criticado por Jair Bolsonaro, e praticamente com os laços cortados com o Governo passado, esta é a primeira vez de Maduro em solo brasileiro desde 2015.

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, celebrou em fevereiro o restabelecimento das relações diplomáticas entre a Venezuela e o Brasil, suspensas desde 2019, após o então Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, reconhecer o opositor Juan Guaidó como "legítimo líder" do país.

Lula da Silva recebeu-o com um discurso acolhedor, atitude bastante criticada pela direita brasileira.

A vinda de Maduro contou com 13 aeronaves da Venezuela que fizeram o percurso com aparelhos de geolocalização desligados, possivelmente para evitar o rastreamento pelo o governo norte-americano (que tem um mandato de captura).

No encontro, a única ausência do primeiro escalão dos países sul-americanos é do Peru, devido à grave crise política desde a destituição de Pedro Castilho no final do ano passado.


Últimas