A cidade portuária de Halifax, no leste do Canadá, está desde a noite de domingo (28 de maio) em estado de emergência devido a um incêndio florestal de grandes dimensões.
Há zonas sem energia e várias pessoas tiveram de ser retiradas de casa. Algumas estradas também foram afetadas e a circulação cortada por segurança.
Mas o condutor, que captou as imagens que pode ver no vídeo acima, foi apanhado pelas chamas e não teve outra opção a não ser seguir em frente, embora a visibilidade fosse quase nula devido ao fumo negro.
Apesar do susto, tudo acabou bem. Mas este vídeo que chega do outro lado do Atlântico recorda-nos aquele que, em julho de 2022, o repórter Rui Tukayana, da rádio TSF, captou em plena A1.
A elétrica Nova Scotia Power desligou temporariamente a energia na zona afetada e empresas de telecomunicações alertam que as ligações de internet podem sofrer interrupções.
Este mês, a província de Alberta, no oeste, declarou estado de emergência provincial depois que dezenas de milhares de pessoas foram forçadas a deixar suas casas devido a incêndios florestais sem precedentes.