Kayla Unbehaun estava desaparecida há seis anos, nos Estados Unidos da América. A norte-americana, raptada pela mãe, foi encontrada em segurança esta semana, na Carolina do Norte, graças a uma série da Netflix.
Sob custódia do pai, Kayla Unbehaun desapareceu de Illinois, em 2017, quando tinha nove anos. A mãe, Heather Unbehaun, que a tinha ido buscar para um acampamento, nunca mais a trouxe de volta. A 28 de julho foi emitido um mandado de detenção por sequestro.
Durante seis anos, foi procurada pela família, por associações e pelos norte-americanos que se foram juntando à causa.
Agora, com 15 anos, foi vista numa loja em Asheville, na Carolina do Norte, por uma pessoa que a reconheceu da série da Netflix sobre sequestros, "Unsolved Mysteries" ("Mistérios por resolver", em português), e avisou um funcionário da loja. As autoridades foram chamadas ao local. A mãe foi detida.
Num comunicado, o pai, Ryan Iserka, disse estar muito feliz pela filha estar "segura" em casa. Agradeceu ao Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas e a todos os seguidores da página do Facebook "Bring Kayla Home", que ajudaram a manter a "história viva". Pediu ainda "privacidade neste momento de se conhecerem novamente".
Só em 2022, foram registados quase 360 mil relatórios de desaparecimentos de menores, de acordo com o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas.