A menos de uma semana das Presidenciais turcas, a 14 de maio, a campanha eleitoral está a subir de tom. No último fim de semana as campanhas do Presidente Erdogan e do seu maior rival, o candidato da oposição Kemal Kiliçdaroglu, realizaram grandes comícios e as sondagens apontam para um combate renhido nas urnas.
No domingo, no leste da Turquia, uma comitiva do atual presidente da Câmara de Istambul foi apedrejada por apoiantes de Erdogan, várias pessoas ficaram feridas.
Ontem também, num grande comício em Istambul, Erdogan atacou o seu principal rival nas eleições do próximo domingo, o social-democrata Kemal Kiliçdaroglu, que qualificou de “bêbedo” e “infiel”.
“Pela primeira vez em 20 anos, Erdogan pode perder estas cruciais eleições no próximo domingo. As sondagens apontam para um empate técnico à primeira volta. Kiliçdaroglu terá uma ligeira vantagem sobre Erdogan, mas que não será suficiente para uma vitória à primeira volta, pelo que o mais provável é que se repitam as eleições no dia 28 de maio”.
A 14 de maio, mais de 64 milhões de eleitores vão às urnas para votar nas Presidenciais e nas Legislativas na Turquia, um país com mais de 85 milhões de habitantes.