A pesquisa por #Benadryl e #DesafioBenadryl na plataforma TikTok foi bloqueada, após a morte de um jovem norte-americano ao tentar o desafio.
"Ao fazer este exercício [a pesquisa] no TikTok, é possível perceber que, além de não direcionar para qualquer conteúdo (vídeo), direciona os utilizadores para uma página de apoio que relembra a importância da identificação de desafios maliciosos na plataforma", refere à SIC a equipa de comunicação do TikTok em Portugal.
A equipa de comunicação do TikTok em Portugal refere ainda que “estão estritamente proibidos e são removidos conteúdos que promovam comportamentos perigosos” e garante “nunca” ter identificado este desafio como tendência na plataforma.
“Temos uma equipa de 40.000 profissionais de segurança a trabalhar para remover qualquer conteúdo que possa violar as nossas community guidelines e encorajamos a nossa comunidade a reportar qualquer conteúdo ou contas potencialmente preocupantes”, conclui.
Morte de jovem
Um jovem norte-americano de 13 anos morreu ao tentar um novo desafio do TikTok.
O "Benadryl Challenge" ("Desafio Benadryl, em português) consiste em tomar o maior número de comprimidos do anti-histamínico e filmar os efeitos alucinogénicos que este fármaco pode ter. No entanto, uma dose elevada deste medicamento pode provocar problemas graves e até a morte.
Jacob Stevens terá tomado entre 12 e 14 comprimidos e acabou por ter de ser internado no hospital. Depois de perto de uma semana ligado a um ventilador, acabou por morrer.
A entidade reguladora dos medicamentos nos Estados Unidos (FDA, na sigla original) emitiu um alerta sobre os riscos associados a uma overdose de Benadryl.
O “Benadryl Challenge” não é o primeiro desafio viral a pôr em risco a vida dos jovens. As redes sociais vieram potencializar o alcance deste tipo de jogos e desafios - uns mais perigosos do que outros.