Mundo

Diretor-geral da AIEA nomeado para segundo mandato

Rafael Mariano Grossi foi nomeado para um novo mandato de quatro anos. O diplomata argentino foi o único a concorrer ao cargo.

Theresa Wey

SIC Notícias

Lusa

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, foi nomeado esta sexta-feira para um segundo mandato de quatro anos.

O diplomata argentino foi o único a concorrer ao cargo, que assumiu pela primeira vez no final de 2019 após a morte do seu antecessor, o japonês Yukiya Amano.

O segundo mandato de Grossi, de 62 anos, terá início a 03 de dezembro deste ano e terminará a 02 de dezembro de 2027.

A decisão do Conselho de Governadores da AIEA, composto por 35 estados-membros, deverá ser confirmada até à próxima conferência geral, no final de setembro, segundo a agência noticiosa EFE.

O primeiro mandato de Grossi foi marcado pelo conflito em torno do programa nuclear do Irão, cuja verificação e supervisão cabe à AIEA, e também pela guerra na Ucrânia, onde a central nuclear de Zaporijia, a maior da Europa, está sob ocupação russa desde março de 2022.

Desde o ano passado, o diretor-geral da agência tem tentado negociar com a Rússia e a Ucrânia para a criação de uma zona de segurança e proteção em torno da central, a fim de evitar o risco de um acidente nuclear.

Últimas