Mundo

Musk apela ao voto nos republicanos nas eleições intercalares dos EUA

Eleições intercalares realizam-se na terça-feira.

Alex Brandon

SIC Notícias

Elon Musk recomenda o voto nos republicanos nas eleições intercalares nos Estados Unidos da América (EUA), que se realizam na terça-feira. Argumentou com a necessidade de tornar o Congresso um contrapeso à Casa Branca controlada pelos Democratas.

O pedido foi feito rede social Twitter.

"A partilha de poder limita os piores excessos de ambos os partidos. É por isso que recomendo o voto por um Congresso Republicano", escreveu Musk no Twitter, a rede social que adquiriu recentemente.

A recomendação de voto de Musk está a alimentar preocupações nos eleitores norte-americanos, que temem que o novo dono do Twitter use esta rede social com fins políticos.

Nas últimas semanas, Musk recebeu elogios do ex-Presidente Republicano Donald Trump, que aplaudiu a compra do Twitter por Musk.

Eleições intercalares

As eleições intercalares realizam-se de quatro em quatros anos. Permitem a reorganização do Congresso e a escolha de vários governadores e até autarcas.

O país vai votar na terça-feira nas eleições intercalares, um teste à liderança de Joe Biden. As sondagens dizem que o Partido Republicano pode ganhar o Senado, o que seria um passo para o regresso de Trump daqui a dois anos.

Estão também em jogo 36 governos estaduais e vários referendos estaduais a medidas sobre questões-chave, incluindo aborto e drogas leves.

Em disputa estarão todos os 435 lugares na Câmara dos Representantes, onde os democratas atualmente têm uma estreita maioria de cinco assentos, e ainda 35 lugares no Senado, onde os democratas têm uma maioria apenas graças ao voto de desempate da vice-presidente Kamala Harris.

O FBI e as outras agências recomendam um reforço das medidas de segurança nos próximos dias.

Últimas