Mundo

Ex-primeiro-ministro japonês morre após ser baleado

Suspeito do ataque a Shinzo Abe foi detido no local. Antigo governante nipónico tinha 67 anos.

Tomohiro Ohsumi

SIC Notícias

O ex-primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, morreu esta sexta-feira aos 67 anos, depois de ser baleado durante um comício eleitoral, em Nara, no Japão.

A notícia da morte foi avançada pela imprensa japonesa, e confirmada pelo Partido Liberal Democrático, a que Abe pertencia.

O ex-primeiro-ministro estava a dar um discurso, a propósito das eleições de domingo para o Parlamento, quando foi atingido a tiro nas costas.

Testemunhas ouvidas no local do ataque dão conta que, após o som de um disparo, o ex-primeiro-ministro agarrou-se ao peito e caiu, imediatamente, no chão inconsciente.

O antigo líder foi levado de helicóptero para o hospital em paragem cardiorrespiratória, mas não resistiu aos ferimentos e foi declarado o óbito.

Suspeito do ataque foi detido no local

O suspeito do ataque foi detido no local e as autoridades apreenderam ainda a arma usada no ataque.

O suspeito é um desempregado de 41 anos e ex-membro da força naval do país, anunciou a polícia japonesa. Segundo fontes do Ministério da Defesa japonês, Yamagami Tetsuya, originário de Nara, trabalhou no ramo naval das Forças de Auto-defesa durante três anos, até 2005.

Desconhecem-se os motivos do atentado.

Shinzo Abe foi primeiro ministro do Japão de 2012 a 2020. Renunciou ao cargo devido a um problema de saúde.

Últimas