Muitas das batatas consumidas no Japão são provenientes dos Estados Unidos. O país oriental, que neste momento atravessa uma quebra no stock deste produto, procurou uma alternativa criativa e encontrou no ramen uma solução que está a dividir os consumidores.
Existem no Japão mais de 150 restaurantes da cadeia de “fast-food” Burger King. Todos estes estabelecimentos estão a ser afetados pela escassez de batatas que o país atravessa.
Esta falha no abastecimento do tubérculo tem como principais causas a falha no abastecimento e a elevada procura.
A marca foi obrigada a encontrar um substituto para o alimento em falta e o ramen surgiu como alternativa, uma vez que o Japão possui este produto em grande escala. Os menus são, neste momento, compostos por um hambúrguer, uma bebida e um pacote de ramen crocante, um “snack” bastante popular no país.
A cadeia internacional de “fast-food” no Japão apelidou esta mudança de “conjunto quase batata”, conta a CBS News.
Burger King Japan is offering dried ramen instead of French fries in its combo meals https://t.co/UeEzbeY9lw pic.twitter.com/BvCXIBAfGM
— Arigato Travel (@Japanfoodtour) May 12, 2022
Esta decisão está a gerar controvérsia entre os apreciadores da marca e muitos são os que admitem não continuar a frequentar os restaurantes da cadeia.
Antes de chegar a esta solução, o Burger King ponderou substituir as tradicionais batatas fritas por ramen cozido, lulas grelhadas ou tarte de maçã.
Este caso não é novidade no país, uma vez que outras famosas marcas de “fast-food” já adotaram alternativas à batata. Por exemplo, em dezembro, o McDonald’s viu-se obrigado a racionar a venda de nuggets e batatas fritas pelo mesmo motivo.