Mundo

Aprovada moção de confiança, Boris Johnson mantém-se na liderança dos Conservadores

Continua como líder do partido e primeiro-ministro britânico.

Foi esta segunda-feira aprovada a moção de confiança ao primeiro-ministro (PM) britânico Boris Johnson enquanto líder do Partido Conservador.

Numa votação secreta realizada hoje no edifício do Parlamento em Londres, 211 deputados (59%) do Partido responderam sim à questão: “Ainda tem confiança em Boris Johnson como líder?”, enquanto 148 (41%) responderam que não.

Johnson precisava de uma maioria de 180 votos ou mais entre 359 deputados.  

Desta forma, Boris Johnson permanecerá como líder do partido e terá um ano de imunidade contra novas moções de censura.

Na origem desta moção esteve o escândalo “Partygate” e as festas ilegais que decorreram na residência oficial do primeiro-ministro durante o período de confinamento.

Apesar da vitória, é de recordar que, no passado, outros líderes conservadores conseguiram vencer este tipo de votação e acabaram por ser forçados a demitir-se.

Os 148 votos contra são superiores à insurgência de 117 deputados (37%) que Theresa May enfrentou em 2018, na sequência da qual se manteve em funções, acabando contudo por demitir-se quatro meses depois.

A amplitude da margem é considerada crucial para avaliar as perspectivas do chefe do Executivo durante o resto do mandato até às próximas eleições, previstas para 2024.

A moção de confiança ao líder do Partido Conservador foi convocada esta manhã, após dezenas de deputados terem manifestado descontentamento.

Últimas