Mundo

Primeiro-ministro francês demite-se

Jean Castex entregou o pedido a Emmanuel Macron.

O primeiro-ministro francês Jean Castex entregou esta segunda-feira o pedido de demissão do cargo ao Presidente Emmanuel Macron, anunciou a Presidência francesa.

“Jean Castex apresentou hoje a demissão do Governo ao Presidente da República, que a aceitou. (…) [Castex] assegura, com os membros do Governo, o trâmite dos assuntos correntes até à nomeação do novo Governo”, refere o Eliseu em comunicado.

Três semanas depois da segunda volta das eleições presidenciais em França, vencida por Macron, Jean Castex demite-se do cargo de primeiro-ministro, para o qual foi nomeado em julho de 2020.

Após pouco menos de dois anos em funções, o chefe do Governo gaulês deixa o cargo numa altura em que o Presidente francês acabou de iniciar um novo mandato.

Numa publicação no Twitter, o Presidente francês deixou um agradecimento público a Castex, extensível a todo o Governo francês.

“Durante quase dois anos, [Jean Castex] agiu com paixão e compromisso ao serviço da França. Orgulhemo-nos do trabalho realizado e dos resultados obtidos em conjunto”, escreveu o Presidente francês.

Últimas