Mundo

Milhares encheram ruas de Teerão no cortejo fúnebre de Qassem Soleimani

Irão chora a perda de um dos mais influentes líderes militares das últimas décadas.

SIC Notícias

Centenas de milhares de pessoas encheram esta segunda-feira as ruas do centro de Teerão para participar no cortejo fúnebre do general Qassem Soleimani.

Soleimani morreu na última sexta-feira perto do aeroporto de Bagdade, no Iraque, atingido por um drone disparado pelas forças dos Estados Unidos.

AS AMEAÇAS DE TRUMP

Donald Trump admitiu esta segunda-feira cometer um crime de guerra e ordenar a destruição do património cultural do Irão.

A ameaça surge perante a promessa de Teerão de vingar a morte de Qassem Soleimani.

Rohani avisa EUA para "jamais ameaçarem a nação iraniana"

O Presidente iraniano Hassan Rohani alertou, também esta segunda-feira, os Estados Unidos para "jamais ameaçarem a nação iraniana", em resposta às declarações marciais de Donald Trump, que no sábado já tinha ameaçado atingir 52 alvos iranianos.

"Aqueles que fazem referência ao número 52 deveriam igualmente lembrar-se no número 290. #IR655", escreveu Rohani através da rede social Twitter, numa referência ao voo Airbus da Iranian Air 655, abatido em julho de 1988 por um navio norte-americano quando sobrevoava o Golfo Pérsico e que provocou 290 mortos.

CHEFES DE DIPLOMACIA DA UE REÚNEM-SE NA SEXTA-FEIRA

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia vão discutir a escalada de tensão entre Estados Unidos e Irão numa reunião extraordinária na sexta-feira à tarde em Bruxelas, anunciou o Alto Representante da União para a Política Externa.

"Convoquei um Conselho extraordinário de Negócios Estrangeiros com os nossos Estados-membros para a tarde de sexta-feira, 10 de janeiro, para discutir os recentes desenvolvimentos no Iraque e no Irão", anunciou Josep Borrell na sua conta oficial na rede social Twitter.

Últimas