Mundo

Autor do ataque em Londres já tinha sido condenado por crime ligado ao terrorismo

Saiu da prisão em liberdade condicional há cerca de um ano, com pulseira eletrónica.

Simon Dawson

SIC Notícias

Última atualização às 09h54

A polícia britânica foi chamada, esta sexta-feira, a responder a um esfaqueamento na London Bridge, em Londres. Há mais de 10 feridos e o autor do ataque foi abatido pela polícia, que confirma que o incidente se trata de um ato terrorista.

O atacante, de 28 anos, ja tinha sido condenado por um crime relacionado com terrorismo. Tinha saído da prisão em liberdade condicional há cerca de um ano, com pulseira eletrónica.

Usman Khan
West Midlands Police

Em comunicado, as autoridades informaram que o suspeito tinha em sua posse explosivos falsos.

O jornalista da BBC John McManus estava no local e disse ter assistido a uma discussão entre várias pessoas na ponte. "De início pensei que era uma alteração", mas de seguida ouviram-se disparos, afirmou.

Na rede social Twitter foram divulgados vídeos do momento.

A polícia afastou os transeuntes do local do incidente, na parte norte da ponte, que une o distrito financeiro com a margem sul do rio Tamisa.

BORIS JOHNSON AGRADECE ÀS AUTORIDADES

O primeiro-ministro britânico recorreu ao Twitter para dizer aos concidadãos que está a acompanhar o incidente na London Bridge e para deixar um agradecimento à polícia e aos serviços de emergência pela "resposta imediata" que deram:

Mayor de Londres fala em incidente "horrendo"

Em comunicado, Sadiq Khan informa que está em contacto direto com as autoridades e agradece a "coragem" dos serviços de emergência que responderam ao ataque que considera "horrendo".

"O meu coração está com as famílias de todos os que foram afetados".

“Tudo indica que populares terão agarrado o indivíduo até à chegada da polícia”

Imagens filmadas por transeuntes mostram grupo de pessoas no chão a tentar imobilizar um indivíduo.

“Havia uma ameaça latente, senão a polícia não tinha disparado”

António Nunes, presidente do OSCOT, explica o momento em que a polícia disparou sobre o suspeito em Londres. Explica que a arma branca foi retirada ao suspeito por um civil e que, para haver um tiro posterior da polícia, “outra ameaçava estava presente”.

“Têm sido elementos isolados que têm feito estes ataques”

António Nunes explica ainda que o Daesh defende a utilização de elementos individuais para desenvolver ataques terroristas na Europa.

De acordo com o presidente do OSCOT, as autoridades britânicas têm muita experiência a lidar com “casos deste tipo” e destaca a elevada capacidade de resposta em situações de emergência.

Palco de atentado terrorista

Em 2017 a Ponte de Londres foi palco de um ataque quando duas pessoas foram mortas num atentado de reivindicado por apoiantes do Daesh, e que prosseguiu em Borough Market, nos arredores, com mais vítimas.

Últimas