Mundo

Petição pede deportação do jornalista brasileiro que revelou mensagens entre ex-juiz e Sérgio Moro

Glenn Greenwald é casado com David Miranda, cidadão de nacionalidade brasileira, há 14 anos e juntos têm dois filhos adotados, também de nacionalidade brasileira.

Eduardo Munoz

SIC Notícias

Uma petição para a deportação do jornalista Glenn Greenwald está a decorrer na plataforma Change e já conta com mais de 95 mil assinaturas.

Jornalista é responsável pela investigação do jornal britânico The Intercept, em que são reveladas as mensagens entre o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro e o procurador responsável pela investigação, Deltan Dallagnol.

O jornalista manifestou-se na sua página pessoal do Twitter sobre a petição, alegando que mora no Brasil desde 2005 e inclusive é casado com um cidadão brasileiro há 14 anos.

Aproveitou também a publicação para deixar clara a sua participação na sociedade brasileira. (ver abaixo a publicação)

O companheiro do jornalista, David Miranda, partilhou no Instagram a publicação, que deu lugar a comentários dos apoiantes do jornalista.

“Temo pela vossa segurança nesse momento! Por favor tenham cuidado redobrado”, alerta uma utilizadora da plataforma.

David Miranda é atualmente deputado da Câmara de Deputados do Brasil. Assumiu o mandato após o candidato eleito Jean Wyllys ter desistido devido às ameaças que, segundo o mesmo, estava a ser alvo.

Glenn Greenwald foi também um dos jornalistas responsáveis pela história de Snowden, em que foram denunciados programas de espionagem utilizados pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA).

Últimas